-->

sábado, 19 de maio de 2007

A bandeja "the flash"

Hoje eu decidi resolver o problema de um leitor de CD Creative CD5233E (52X) que fechava a bandeja imediatamente após abrir. O único jeito de colocar um CD no drive era segurar a bandeja, o que não é nada bom para o motor e o restante do mecanismo de abertura.

Todo drive óptico possui pelo menos um sensor (se existem exceções eu não vi ainda), que serve para detectar que a bandeja está totalmente aberta. Muitos drives tem também um segundo sensor, para detectar se a bandeja está totalmente fechada. Esses sensores costumam ser micro-chaves, por ser o tipo mais barato de sensor. Dependendo do projeto mecânico, as duas microchaves podem estar montadas em uma única peça, mas o mais comum é que sejam unidades distintas.

Acontece que o sensor que detecta se a bandeja está totalmente aberta tem dupla função: ele também é o responsável por detectar aquele empurrãozinho que você dá na bandeja para fechá-la, sem ter que apertar o botão EJECT. A condição normal dessa chave é "aberta" e quando a bandeja está totalmente aberta a chave se fecha. Quando você dá um empurrãozinho na bandeja isso é o suficiente para abrir a chave e a eletrônica no drive então entende que é hora de fechar a bandeja.

Por que a bandeja do Creative estava fechando sozinha? Simples. Os contatos da microchave oxidaram e o contato estava ruim. Quando a bandeja abria totalmente, a chave fechava mas o mau contato fazia com que por uma fração de segundo o contato se desfizesse e isso era o suficiente para o drive "pensar" que o "empurrãozinho" estava sendo dado e fechar a bandeja.

Com a ajuda de um multímetro daqueles com testador de continuidade sonoro foi fácil perceber o problema, porque ao fechar a chave o som não ficava contínuo de jeito nenhum, mesmo tentando várias vezes.

Por sorte, essa microchave é do tipo aberto e bastou passar a ponta de uma tesourinha de unhas nos contatos até retirar a crosta escura que havia se formado para os contatos ficarem brilhantes novamente. O teste de continuidade sonoro já mostrou o sucesso da operação mesmo antes de fechar o drive. Se a microchave fosse selada, o conserto não seria viável, mas também é possível que ela não tivesse oxidado.

Abaixo, o CD5233E com a tampa removida e a bandeja aberta, exibindo a posição da chave. Não espere que a chave esteja no mesmo local em um drive diferente, porque cada fabricante faz do jeito que acha mais apropriado.



Detalhe da chave, já com os contatos limpos:



Agora o drive funciona normalmente.