-->

terça-feira, 24 de abril de 2007

Um cartão SD por dentro

Recentemente, tive um prejuízo razoável. Dois dos meus cartões SD de 1GB, curiosamente os que eu não usava, pifaram. Não funcionam mais em nenhum de meus dispositivos. Não sei se isso é relevante, mas é também curioso que ambos andavam na minha carteira, sendo que um deles estava 100% protegido mecanicamente, dentro de um adaptador PCMCIA. O outro estava em um "sleeve" de plástico.

É, eu ando com um adaptador PCMCIA-SD na carteira. Sabe como é, tem doido prá tudo... ;)

Nenhum de meus cartões que eu realmente uso jamais pifou, mas é bom citar que nenhum de meus outros cartões é "streamline de 1GB".

Como eles agora só servem mesmo para chaveiro (ou brinco, para quem gosta), achei que seria legal pelo menos mostrar como é um SD por dentro aqui no blog.






Como se pode ver, a controladora é PHISON e os dois chips de flash são de tecnologia MBC NAND, Toshiba TC58NVG2D4B de 4Gbit (512Mbyte).

Dá uma pena...

6 comentários:

  1. Duas coisas:

    Por experiencia própria, se quiser pifar qualquer equipamento eletrônico, basta deixar "encostado", sem usar. Quanto mais uso, melhor vai ficando. (Exceto componentes mecanicos que sofrem desgaste por esforço repetitivo).

    Em termos de memória, kingston e corsair por terem garantia lifetime são as melhores opções, ainda que tenham uma diferença marginal de preço em relação às outras. As dane-elec tambpem são uma opção válida (10 anos de garantia).
    Aqui em SP a diferença da corsair pra "generica" é apenas 10 reais.
    Pra mim, as "genericas" não valem mais a pena.

    ResponderExcluir
  2. Giotto,

    Eu comprei essas pelo ebay no ano passado. Na época, a diferença era grande.

    ResponderExcluir
  3. Assim como os pendrive criam problema "fisico" em tombos, já pensou em dar uma booooa olhada com uma lupa, procurando trilha trincada e/ou solda quebrada?
    (Se a placa for multicamada, não dá mesmo)
    Na época que pendrive de 256MB custava metade do meu salario, deixei cair o meu no meio das ferramentas e não ví. A capa plastica abriu, decerto foi amassado pra todo lado por chaves e brocas enquanto a caixa pulava no porta-malas de um carro. Depois disso o bicho não era reconhecido no PC também. Com dor no coração e no bolso, resolvi mecher nele insistentemente. Sorte ou não, 4 fios por cima da placa 'reconstituiram' 3 trilhas mais ou menos perto do conector USB, que trincaram. Mais uma resoldada em TODOS os pontos soldaveis, um banho de agua-e-sabao e um de sol, e voltou a vida!

    (Inviavel hoje perder tempo com isso... exceto se for um de 8GB :-)

    ResponderExcluir
  4. Rubem,

    A "placa" do cartão SD está mais para "lâmina" de plástico. É fina como uma folha de cartolina. Não sei se eu conseguiria ressoldar qualquer coisa nela, sem destruí-la.

    ResponderExcluir
  5. Tocando no assunto SD, quero aqui alertar aos amigos o que está acontecendo muito e em especial no Mercado Livre, é a venda de SD´s e Memory Sticks falsificados, principalmente da marca Sandisk modelo Ultra! eles vendem um SD normal como se fosse ultra e apenas quem tem um original consegue distinguir. As diferenças são várias, mas as mais importantes vão da velocidade de leitura/escritas prometidas pela Sandisk que nem de perto são atingidas pelos falsificados e a repetidas ocorrências de setores defeituosos.

    ResponderExcluir
  6. muito interessante, estava pesquisando para descobrir como funciona o armazenamento de dados em um cartão, então não passa de um chip.......
    Será que essa tecnologia não substituirá o HD..?
    Incrível...uma coisa tão pequena caber tantos dados.........!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.