-->

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Seu XP demora uma eternidade para desligar?

No meu caso, o sintoma é que chegava a passar minutos exibindo a mensagem "salvando suas configurações".

Existe uma infinidade de razões por trás desse problema, com os mesmos sintomas gerais. As possibilidades são tantas que mais de uma vez desisti de tentar resolver o problema ao encarar o número de teorias e soluções propostas em sites e blogs por aí. Mas como hoje eu estou reiniciando o PC mais que o habitual por causa do dual-boot com o Vista, decidi dedicar algum tempo à solução do problema. Por sorte, bastou fazer esta busca no Google para a solução para o meu problema específico aparecer listada logo na primeira página, nos comentários deste blog. Se eu não tivesse lido os comentários não teria achado a solução tão rápido.

Meu problema foi resolvido com a instalação do User Profile Hive Cleanup Service (UPHClean) da Microsoft. Resumindo, é um serviço que monitora as conexões feitas ao registro do Windows e fecha automaticamente as que permaneceram abertas mesmo após o logoff do usuário. Esse serviço pode eliminar de uma vez várias instâncias do mesmo problema, provocadas por aplicações diferentes. Para entender melhor, leia este artigo da Knowledge Base.

Agora a mensagem "salvando suas configurações", quando aparece, dura poucos segundos. E meu XP desliga muuuuito mais rápido.

[15/04/07] A sequência normal de mensagens de desligamento é:
  • "Fazendo logoff"
  • "salvando suas configurações"
  • "O Windows está sendo encerrado"

Você pode ver o efeito do UPHClean em ação observando o visualizador de eventos de aplicativo do XP. Os meus eventos "1517" foram substituídos por eventos da fonte "UPHclean" explicando o problema encontrado.

[15/04/07] Um jeito de chegar ao visualizador de eventos do XP, caso você não saiba como, é: Iniciar - Executar... - "compmgmt.msc".

6 comentários:

  1. Eu estava com esse estranho problema no meu XP.

    Como raramente desligo o PC (P2P), ignorava essa demora. Sem contar que, nunca tinha procurado resolver efetivamente.

    E o UPHClean diminuiu drasticamente o tempo de desligamento. Ótima dica, Ryan!

    ResponderExcluir
  2. Tessaro,

    Eu não uso P2P (por linha discada é dose), mas eu também raramente desligo o meu XP, porque meus desktops suportam hibernação e eu uso essa facilidade todos os dias. Só desligo/reinicio quando é realmente necessário, como nos casos de ter que dar boot em outro SO ou precisar retirar/trocar alguma peça de hardware da máquina. E era nessas situações que a espera estava me dando nos nervos.

    Agora o tempo para o desligamento está ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Jefferson, é verdade que o liga/desliga do PC é que limita sua vida útil, assim, de uma maneira geral? Comentaram isso comigo uma vez no serviço, onde o ideal seria deixa o pc ligado permanentemente. Eu sinceramente desligo pois não há finalidade pra tanto.

    ResponderExcluir
  4. Juliano,

    Falarei sobre isso amanhã. Já tenho um monte de coisas na fila para fazer hoje (domingo). E algumas tem que estar prontas amanhã pela manhã.

    ResponderExcluir
  5. Acabo de formatar minha máquina e instalei o SP3. E continua a mesma ladainha. A máquina demora muito(muito mesmo) para desligar. Se eu deixar apenas com a instalação com SP2 e não fizer nenhuma atualização , ela desliga rápido. Será que isso é alguma coisa inserida em uma das atualizações da M$ ?

    ResponderExcluir
  6. Jefferson,

    A minha instalação que deu origem a esse post é do XP SP2 sem nenhum update. O problema independe disso.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.