-->

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Multi-monitores e o problema da minha Radeon VE

No meu post anterior sobre esse assunto, eu disse que ia explicar depois o problema da minha Radeon, e aqui vamos nós. Minha Radeon VE (também conhecida como Radeon 7000) Dual Head AGP é esta:



Eu comprei a placa em 2005, já com cerca de um ano de uso, porque na época era ainda mais difícil conseguir uma placa dual head VGA razoável do que é hoje. Note que esta placa tem dois conectores analógicos e não, o que é mais comum, um conector DVI e um VGA. Eu não sei como está a situação hoje, mas na época as placas não costumavam vir com um adaptador DVI-VGA e este custava por fora nada menos que R$50.

Eu uso sistemas multi-monitor desde que isso foi implementado pelo Windows 98SE (maio de 1999). Hoje eu estou usando apenas dois, mas já trabalhei bastante com três, como você pode ver a seguir.





Da esquerda para a direita, um monitor LCD de 15" com touch screen rotacionado 90 graus, um monitor industrial CRT de 17" e um monitor Samsung comum de 15".

Porém depois de quase dois anos me servindo bem, a placa desenvolveu um problema que não impede o uso, mas atrapalha bastante: riscos na imagem por toda parte:



O problema não é tão ruim quanto parece e eu estava tentando aturá-lo, mas, trabalhando com um monitor a 1600x1200, letras inteiras estavam sumindo ou "parecendo outras". E era impraticável usar o MS Word, que por algum motivo ganhava mais riscos que qualquer outro programa que uso. Além disso, estava crescendo a dificuldade para fazer um screenshot para o site/blog/fórum que não saísse riscado.

Eu tentei substituir a Radeon VE pela minha Matrox G450 Dual Head PCI, mas a placa é tremendamente lerda em comparação.



Não dá para colocar um dos monitores a 1600x1200 e assistir a um filme, sem perda de fluidez ou sincronismo, com a Matrox. Isso só é possível se eu deixar os dois monitores no máximo a 1280x1024, que é a resolução que eu uso no monitor 2. E eu só vou trabalhar a 1280x1024 em um monitor de 19" quando minha visão não permitir mais trabalhar a 1600x1200 (espero que demore muito).

Nota: A Radeon VE é uma placa otimizada para Video (Video Edition), e não jogos. Daí os bons resultados que ela oferece, para o que me interessa, por um baixo custo.

Enquanto aguardo a chegada da Radeon Sapphire 9550 Dual Head que decidi comprar, encontrei uma solução temporária quase satisfatória com duas placas "não-dual head": uma ATI Radeon 7000 LE AGP e uma Nvidia Riva TNT2 PCI.



Com as duas eu tenho o mesmo desempenho da Radeon VE Dual Head AGP. O único problema é que a imagem do monitor 1 às vezes "treme" lateralmente. Isso nunca ocorreu antes e incomoda um pouco, mas talvez seja culpa da minha recusa em usar gabinetes.

3 comentários:

  1. Cara, o que eu vou dizer agora pode soar muito estranho, mas eu estou com a nítida impressão de que aquele monitor de 17" que está no meio é MENOR do que qualquer um dos de 15" ao lado.

    [pergunta esquisita] Você tem certeza de que ele tem 17" mesmo? [/pergunta esquisita] Já mediu a diagonal dele?

    ResponderExcluir
  2. Rafa,

    De perto, não se tem essa dúvida. O monitor é mesmo maior que o de 15".

    Mas eu nunca medi.

    A propósito, porque você não está usando seu ID blogger? É você mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Acho que o sistema de comentários do Blogger estava instável quando comentei. Tentei umas dez vezes com a opção "Google/Blogger" e a página era recarregada e simplesmente NADA acontecia. Tentei no modo 'semi-anônimo' e funcionou. Eu já estava brabo e queria postar o comentário de qualquer forma.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.