-->

terça-feira, 20 de março de 2007

Windows 2000: senha em maiúsculas por default

Já é a segunda vez que apanho com isso, mas só agora eu flagrei a razão. O cretino do Windows 2000 coloca a entrada de caracteres em maiúsculas, sem colocar realmente o teclado em CAPS LOCK, na tela onde pede para você gravar a senha de administrador. Quando o PC reinicia para o primeiro logon, a senha que você acha que colocou não funciona.

Como eu estava instalando o 2000 ao mesmo tempo que fazia outras coisas, fiquei perdido testando diversas senhas diferentes sem saber que senha eu havia usado, até que experimentei as mesmas senhas possíveis em maiúsculas.

Nesse ponto eu pensei: o teclado estava com CAPS LOCK ativo e eu não vi?

Mas deu uma zebra na instalação (usei FAT32 e o que eu queria usar exigia NTFS) e precisei instalar tudo de novo. Desta vez prestei atenção e flagrei o problema. Para poder entrar com uma senha em letras minúsculas eu tive que apertar duas vezes a tecla CAPS LOCK.

Eu não sei se isso ocorre em qualquer situação, porque eu uso muito pouco o Win2K server.

[24/03/07] Não ocorre em qualquer situação. Nos últimos dias eu instalei várias vezes o 2000 server em máquinas virtuais do Virtual PC 2007 e o problema não ocorreu nenhuma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.