-->

sexta-feira, 30 de março de 2007

Vista: Shrink Partition

Finalmente encontrei uma novidade interessante no Windows Vista.

Um cliente me chamou porque tinha comprado um notebook novo (Toshiba Satellite A135) com HDD de 160GB que já tinha vindo com o Vista Home Premium e queria fazer um dual-boot com o Windows XP. O primeiro passo, claro, era criar uma outra partição no HDD para acomodar o XP.

Tentei, pelo DOS, três utilitários especializados, incluindo o Partition Magic, sem sucesso. Todos encontraram problemas. Mas a única dica que eu tinha de que problema era esse era a presença de uma partição menor e desconhecida, de 1,5GB, logo no início do disco.

Sem opções, resolvi ir olhar no Gerenciador de Disco do Vista se havia algum recurso novo que pudesse me ajudar ou que pelo menos explicasse os erros reportados pelos utilitários e a presença daquela partição menor. Cliquei com o botão direito sobre a partição do Vista e lá estava a opção inédita: "shrink volume". O nome já dizia tudo, mas como eu nunca tinha visto aquilo antes, ainda fiquei com um pé atrás.

Mas como o cliente não tinha muito a perder (a não ser tempo) se algo desse errado, já que o notebook estava completamente original e bastaria usar o DVD de recuperação da Toshiba caso o "shrink" não funcionasse como esperado, resolvi experimentar. Pedi para remover 60GB da partição.

Não levou nem 10 segundos. O Gerenciador de Disco logo mostrou que eu eu tinha uma partição nova de 60GB no disco. Tudo sem sair do ambiente gráfico do Vista.

Provavelmente só foi tão fácil e rápido porque o disco ainda não estava fragmentado, senão iria ser preciso fazer uma tediosa desfragmentação antes. Mas essa necessidade também existe usando qualquer outra ferramenta de particionamento.

Ainda não sei para que serve a partição de 1,5GB, mas esse é outro problema.

6 comentários:

  1. Neo,

    Isso me ocorreu, mas 1.5GB me pareceram pouco para acomodar a recuperação de uma partição Vista incluindo todos os cacarecos instalados pelo fabricante do notebook.

    ResponderExcluir
  2. Acho que posso ter a resposta. Por acaso o notebook é do tipo que toca DVDs sem carregar o sistema operacional? Se for isso, provavelmente este espaço é ocupado pelo player que ele carrega só pra tocar os DVDs. Eu sei que este espaço todo parece exagero, mas no meu HP Pavilion DV1331 ele aloca um tamanho parecido 1,31 gb.

    Abraço

    Silmar

    ResponderExcluir
  3. Silmar,

    Essa me pegou de surpresa. Eu nunca soube de um notebook que pudesse tocar DVDs sem executar o sistema operacional.

    Vou ler sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. ...realmente essa partição não é "do Vista" (Melhor dizendo, o Vista por default não tem necessidade de uma 2ª partição. (Instala o bicho e corta os arquivos até chegar nuns 4GB e olhe lá!).

    Estou a meses folheando os "Vista hacks", "Vista for dummies", "Vista on the nutshell", e outros trocentos livretos gringos sobre a novidade... ler é fácil, dificil é mastigar as coisas... ler sobre o "particionador", mas entrar num ouvido e sair em outro :) Demora pra você perceber a novidade (A ficha cai quando você precisa do item).

    ResponderExcluir
  5. Essa partição é usada para fazer recuperação de configuração. Só guarda as infos necessárias, o restauramento é feito com os dvds que vêm junto com o laptop.
    Eu sei disso porque tenho um laptop Toshiba.

    ResponderExcluir
  6. Oi pessoal, 1º valeu pela dica, tava = doido hj p particionar meu note. E no q refere a esse 1,5GB bem, eu recebi uma msg qdo questionei ao vendedor o pq de 20 GB dos 200 do note não aparecerem no sistema como utilizáveis, a resposta:

    Todos os notebooks da Sony tem o HD particionado, estes 20gb que faltam são onde ficam os arquivos de backup do sistema operacional e drivers da maquina que serão necessários para que o senhor consiga reinstalar tudo perfeitamente, caso um dia precise formatar.

    Abração

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.