-->

sábado, 3 de março de 2007

Por que ainda não tenho banda larga

Eu moro em uma vila da extinta COHAB, vizinha de uma área industrial. Por causa das indústrias, meu bairro tornou-se um dos primeiros de Recife a ter uma central digital, uma Trópico R.A.

O problema é que essa central não tem suporte a ADSL (a tecnologia veio depois) e o investimento para dar a ela esse suporte não parece compensador para a Telemar. As indústrias são conectadas à Trópico por fibra óptica, por isso só sobraram como possíveis consumidores de ADSL as residências nas vilas vizinhas, que são quatro vilas da COHAB.

Centrais que foram trocadas por último, mesmo de bairros ainda menos "promissores", já são de uma tecnologia mais recente que suporta ADSL facilmente.

E como o meu bairro é pobre, distante e de baixa densidade demográfica, no caminho para o interior do estado, não compensa para operadoras de TV a cabo passarem cabos nesta direção.

Para completar, o sinal de uma operadora de rádio ia ter dificuldade para chegar à minha residência e as opções de que eu ouvi falar só são um pouquinho melhores que uma conexão de 56K.

Não é tão ruim assim. Eu consigo manter um site, um blog e um fórum nesta conexão de 56K (por ora, 33.6K), que ainda divido graças ao roteador com minhas duas irmãs. Desde que ninguém invente de usar P2P, SKYPE (funciona precáriamente), webcam, Youtube (inviável) e escutar rádio (as duas estão proibidas), 56K realmente dá (e sobra) para todo mundo. Para quem usa basicamente MSN e Orkut o dia inteiro, isso não é problema (nenhuma reclama da lentidão).

SKYPE e webcam não me fazem nenhuma falta, porque nem de telefone eu gosto e meu MSN é só para resolver problemas pontuais. Rádio é algo que eu só ouviria com qualidade de CD, que facilmente consumiria metade (128kbps) da banda de uma conexão ADSL básica.

O que realmente me faz falta no dia-a-dia é o Youtube, o P2P (posso usar, mas para coisa pequena) e a capacidade geral de fazer grandes downloads.

10/03: Esqueci do Google Earth!

Que eu certamente seria mais produtivo em ADSL, seria.

Todo o resto da família quer se mudar, mas eu já disse que fico aqui. Meu bairro tem um índice baixíssimo de criminalidade. Muitos de vocês não devem saber como é bom poder esquecer a porta da casa destrancada, chegar de madrugada a qualquer hora de carro sem sustos, deixar os carros (temos três na garagem) de janelas abertas com chave na ignição, etc.

12 comentários:

  1. Jefferson,

    será que sua central suporta ISDN? Eu tinha o ISDN, que a Telemar chamava de DVI e eu gostava muito. Mas precisa ter duas linhas e são cobrados pulsos. A velocidade é de 64K com uma linha e 128K com duas.

    ResponderExcluir
  2. A impressão que tive do DVI aqui é que era um serviço caro de qualidade duvidosa. Ainda requer adaptadores que podem dificultar minhas chances de fazer um roteador.

    Não sei se o serviço ainda está disponível em Recife. Há muito tempo não vejo anunciado.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz que sofrimento... Você sem internet banda larga ta perdendo tudo que é bacana na internet... Ai em Pernambuco já chegou o Vivo Zap? é uma ótima opção de banda larga..

    abraços. Parabens pelo blog...

    ResponderExcluir
  4. LuizH,

    A Vivo não opera no NE. A Claro tem um serviço parecido, mas só é oferecido para empresas.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7/3/07 12:38

    Jeferson...tudo bem??? Aqui é o flr3000....

    Trabalho na Telefonica aqui em Santos...entre as tecnologias de centrais que tomo conto, esta uma tropico RA que por sinal se localiza em um dos bairros mais nobres de Santos. Ela não teve nenhum problema em se adaptar ao Speedy. Esta central é totalmente nacional. E por incrivel que pareça, é a central que menos nos da trabalho.... é a que menos apresenta defeitos

    Abração

    ResponderExcluir
  6. Esta foi a informação que tive de quando meu pai trabalhava na operadora de telefonia local (TELPE). Algum colega dele o informou mal, pelo jeito.

    O fato é que a Telemar não oferece ADSL de jeito nenhum, para ninguém conectado à essa central. E não existe nenhuma outra próxima.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/3/07 16:03

    Jefferson, a informação que eu tenho é que a Claro tem um plano ilimitado para pessoa física por R$140.
    Não consta no site, e alguns atendentes do 0800 não sabem informar, é preciso perguntar sobre os pacotes de dados para te transferirem pra alguém que sabe.
    Você precisaria de um celular para usar como modem (GPRS, EDGE e tal) e talvez um pouco de trabalho pra rotear.
    Dependendo do sinal na sua casa, você consegue uma velocidade que traz um custo/benefício próximo do ADSL.

    ResponderExcluir
  8. Desde o Windows 98 foi adicionada uma opção que permite somar a banda de 2 ou mais modem 56k ou etc em uma banda só. Não me lembro muito bem, pois faz muito tempo que usei isso, mas está nas propriedades da conexão, quem sabe se vc tiver 2 ou 3 linhas aí na sua casa, vc soma a banda delas e fica com 128k ou mais. Ou então faça isso, divida com alguém uma assinatura do Velox o mais próximo possível da sua casa e ligue via Wi-fi com uma antena de visada direta, dá pra ligar até uns 5km sem problema nenhum. O custo vai ser mesmo só do modem router + um acess point, tem uns modelos agora da D-link que já são Modem - Router - Access Point tudo num só, e das duas antenas. Já fiz isso aqui e funciona muito bem.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/3/07 04:29

    leonelcd (aka piloto russo)

    Eu não venho aqui para dar nenhuma dica, apenas para dizer que considero você um "poeta"!!!

    Um cara que manja p'rá caramba tendo que fazer mil e umas para sofrer (é esta a palavra) com um linha discada. Sei o que vou dizer em seguida não é de muita utilidade, mas talvez algum cara da telefonica leia e, quem sabe, diga algo a respeito: é uma falta de educação o eles estavam fazendo na capital de sp: atualizei anteontem a internet para 2MB. Entretanto, continua com o, perdão pela má palavra, LIXÃO de 128kbps para fazer upload.

    ISSO É UMA VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/3/07 17:17

    Pô cara!

    É pena mesmo não ter ainda banda larga por ai.
    Tô vendo que tá rendendo os 56K.Também já fiz muito disso, de ter linha discada.
    Eu tava pagando pra brturbo um monte por mês pra ter a autenticação.Agora to pagando so R$1,00 pra uma autenticadora.
    São 14,60 por ano contra mais de 150 por ano pra brturbo
    Vejam como fazer isso:

    http://www.adsl.vaila.net/

    abraço galera

    ResponderExcluir
  11. valeu ai pelo adsl vaila

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/8/07 15:29

    Primeiro, mano, salve o velho Gilberto Freyre e os pernambucanos. Tava pesquisando as centrais Trópicos (mataram seu link para ele) e achei seu blog. A telemar é um consórcio ruinoso para os usuários desde a privatização. As centrais digitais só depedem da distância de sua linha telefônica (max.4km) e alguns algoritmos pra' largura de banda. Veja as ofertas que a telamar faz em belo horizonte e rio. Filet mignon, meu! Os restantes TELE-mares, bahia, pernambuco até o ceará do gereissati...ficam ao humor do cara que lê os índices de RENTABILIDADE. O negócio é LOBBY junto a ANATEL. Nesse caso vc. está muito bem servido pois os grandes juristas do país são pernambucanos. Forçar, persuadir, dizer, lembrar a ANATEL a estar do lado dos usuários POIS É ELE QUE PAGA A CONTA. TENDEU?

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.