-->

terça-feira, 20 de março de 2007

Instalar Windows 2000 desabilitou meu XP

Eu precisei fazer uma instalação de teste do Windows 2000 server para simular um problema de cliente. Usei como cobaia um PC onde tenho o Windows XP e Linux.

Instalei em outra partição, certo de que o Windows 2000 ia sobreescrever o MBR e desabilitar a instalação do Linux. Para minha surpresa, a instalação do Linux não foi tocada. O que o Windows 2000 colocou fora do ar foi minha instalação do XP. Ele encontrou meu menu de inicialização e acrescentou um item "Windows 2000", preservando o item do XP, mas escolher o XP no menu levava a uma inicialização defeituosa do 2000.

Entrei pelo console de recuperação do XP e usei os comandos FIXMBR e FIXBOOT. Fixmbr mandou o menu do Linux pro espaço e não resolveu o problema do XP. Fixboot não surtiu nenhum efeito.

Que ótimo. Sem XP, sem Linux e com uma instalação incompleta do 2000.

Por sorte, cinco minutos depois eu encontrei a causa do problema junto com a solução. Eu tinha um backup da raiz do meu drive C: e notei que os arquivos NTLDR e NTDETECT.COM do XP foram substituídos pelas versões do Windows 2000 (deu para perceber pela data). Bastou copiar por cima o meu backup e o XP voltou a inicializar, sem desabilitar o 2000.

3 comentários:

  1. Da proxima vez use o Microsoft Virtual PC 2007. Com ele você cria máquinas virtuais e instala TUDO que precisa: Linux (todos os sabores) outro XP ou até um server como era o caso, sem criar novas partições. O desempenho é satisfatório para testes. Sabe aquele programinha DOS qu eo XP não aceita nem no modo de compatibilidade ? Pois é bem provável que ele rode num DOS virtual ou mesmo num 95 instalado desta forma. Para obter o Virtual PC visite o site da MS. Detalhe : É FREE.

    Qualquer dúvida sabe como me encontrar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. psr530fan,

    Eu pensei em criar uma máquina virtual vmware (o vmware server é free desde julho/2006) que está instalada em meus dois desktops. Instalei direto numa partição porque o problema do cliente é um problema de logon no domínio e achei importante testar primeiro sem colocar mais uma camada de complexidade no caminho. Agora que eu já testei e sei como deveria ser, eu vou partir para uma máquina virtual, até mesmo porque a máquina virtual eu posso levar pronta e configurada para mostrar pro cliente e até deixar lá, se o desempenho for satisfatório.

    Pergunta: Você já testou o vmware? Você acha o Virtual PC mais "leve"?

    Eu acho uma máquina virtual vmware pesada demais, mesmo num semprom 2500 com 756MB de RAM.

    E o único Virtual PC free que tenho aqui ainda é o 2004 :(

    Obrigado por me chamar a atenção para a existência do 2007!

    ResponderExcluir
  3. Ja testei o VMware. É um bom virtualizador. Aqui no trabalho o usamos em prdução. Não sou defensor da MS mas o Virtual PC é mais facil de ser implementado e me parece mais leve também.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.