-->

quinta-feira, 1 de março de 2007

Chuva, prejuízos e outros problemas

Anda chovendo muito aqui em Recife. No meu bairro, nem tanto, mas eu não me lembro de já ter ouvido trovões tão assustadores com tanta freqüência.

Ontem pela manhã, por volta das oito, estava trovejando muito mas a chuva era apenas moderada e eu estava trabalhando nos meus testes com o Linux quando ouvi um forte estalo do meu lado direito (meu notebook estava ligado do meu lado esquerdo) e meu desktop desligou. No tempo que levei para ir até a sala checar os disjuntores e voltei, ainda deu tempo de ver meu notebook "morrer". Estava ligado na tomada e com bateria, mas apagou completamente.

Ainda sem saber o que havia estourado, lembrei da chuva, desliguei os disjuntores e depois desci para desligar os disjuntores no apartamento onde mora o resto da família.

Meia hora depois, decidi religar as coisas, medir tensão (tudo OK) e verificar o tamanho do prejuízo. Até agora, foi isto:
  • Meu notebook HP Pavilion ZE5375 "morreu";
  • O hardmodem US Robotics ISA 56K que estava no meu roteador Coyote Linux teve três transístores estourados na interface de linha. Como não encontrei mais nada inoperante, concluí que o estalo foi da explosão dos transistores. O modem até tenta discar, mas não enxerga mais a linha.

Visão dos transistores estourados (destacados em verde).



O modem eu entendo. Algum raio provocou um surto na linha telefônica e o modem, como estava em operação na hora, "fritou".

Já para o notebook não estou conseguindo encontrar explicação. Nenhum outro equipamento foi danificado (graças a Deus), nem mesmo o desktop que eu estava usando ao mesmo tempo. A fonte, externa, do notebook continua funcionado (e nem é a fonte original), mas o notebook agora só liga, mas dá imagem quando quer e nunca chega a dar boot, mesmo pela bateria.

O notebook é prejuízo grande, mas vou me preocupar com isso depois. O que me provocou transtorno imediato foi a queima do modem do roteador. Eu só descobri depois que não tinha nenhum outro hardmodem ISA de 56K reserva. E eu jurava que tinha pelo menos um.

Só uma hora atrás consegui conectar com um hardmodem USR ISA 33.6. Está mais lento, claro, mas pelo menos o roteador está em operação de novo. O Coyote requer um hardmodem ISA e a única loja em Recife que sabidamente vendia isso era a Processtec em Olinda, mas fui checar agora no site e não tem mais nenhum.

Se alguém souber de outro lugar em Recife onde eu possa adquirir um hardmodem USR 56K ISA, mesmo usado, por favor deixe um comentário!

Eu poderia colocar um de meus modems PCI agere de 56K na minha máquina, mas isso deixaria minhas irmãs fora da Internet ou eu teria que mudar a configuração delas para usar o meu PC como proxy, o que seria bastante inconveniente.

Enquanto isso, já que meu acesso à Internet voltou, vou pesquisar um jeito de montar um roteador Linux que possa usar um modem PCI. Já estou com um K6-3 350MHz na bancada rodando o Goldmemory para testar a confiabilidade da memória. A minha primeira opção é o Live CD Router. O download é de 87MB (impensável na minha conexão atual de 33.6K), mas eu tenho uma versão antiga do CD que pode servir.

15 comentários:

  1. Anônimo3/3/07 00:08

    Pô Ryan, até na roça têm banda larga, que diabos acontece em Recife que não oferecem o serviço no seu bairro? Você é praticamente um artesão com um 56k.

    ResponderExcluir
  2. Explicado no post seguinte :)

    ResponderExcluir
  3. Jefferson,

    na verdade são diodos retificadores. Você pode colocar diodos 1N4007 no lugar deles. Cheque a polaridade e pinagem a partir dos que ainda estão bons. Esses diodos tem 3 pinos mas dois desses pinos são interligados internamente. Aconteceu a mesma coisa com um modem USR meu e eu resolvi o problema assim. Você pode tirar esses diodos SMD de uma placa de HD pifado. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. putz...

    Nem percebi que os "transistores" estavam identificados como D9, D10 e D11!

    Erro de principiante! :(

    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/3/07 23:53

    Olá, Tenho um modem ISA USROBOTICS que está criando teia aqui em casa.Se vc quiser posso doá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Não precisa ser doado. Se for de 56K, eu estou disposto a pagar :)

    Se você for do Grande Recife, eu vou buscar :)

    ResponderExcluir
  7. Ryan, estou com um problema semelhante, meu notebook morreu apos cair um raio proximo de casa. Ele estava conectado na tomada e em um cabo de rede e simplesmente apagou e adivinha NAO liga mais! Alguma novidade no seu caso?

    ResponderExcluir
  8. Nenhuma. Na semana que vem vou levar até um amigo que faz esse tipo de serviço. Se ele não consertar, vou vender o notebook peça por peça no MercadoLivre (se anunciar por e-Shops ainda for barato), porque colocar na Autorizada é perda de tempo, paciência e dinheiro.

    A minha situação foi a mesma. Meu notebook só estava ligado na tomada e ao cabo de rede.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu sou cara do modem.

    Eu moro no interior de São Paulo.

    não precisa pagar pois o modem iria ficar no prego.

    Caso vc não queira se sentir em dívida eu aceito um cabo para fazer mudança de firmware de dvd player.

    De qqr maneira não precisa pagar nada. Além do mais vc mantem este blog que já ajuda muito. A mim inclusive).

    Veja como vc quer que eu despache o modem.

    ResponderExcluir
  10. Pensei que esses problemas só aconteciam aqui em Blumenau. Eta lugar pra cair raio. Eu tenho um modem Ericsson (bridge) que eu utilizava para adsl. Depois de um temporal daqueles, à tarde, ao chegar em casa, à noite, verifiquei que o mesmo estava "morto". Não sei oque aconteceu mas não funcionou mais. Deixei de lado e parti pra um Router D-Link. Agora tomo sempre cuidado pra verificar o tempo e desligar tudo da tomada antes de sair de casa. Agora não sei se vale a pena tentar consertar ou não tem conserto. Ele tinha apenas alguns meses de uso. Jefferson, esse seu tipo de modem equivale em peças internas, passíveis de queimar, com o meu Ericsson? Teria como eu mesmo consertar e tentar negociar? Ou ficará mesmo como adorno de mesa?

    ResponderExcluir
  11. Juliano,

    É difícil saber se o seu modem tem conserto. Pode ser algo tão simples quanto um micro-fusível, mas também pode não ser. Só alguém com experiência no modelo poderia dar um palpite preciso.

    ResponderExcluir
  12. Não sei se ajudaria no seu caso..

    Tenho um amigo que teve o seu modem USR ISA queimado (se quiser pergunto por detalhes), (descobriu que o mesmo tinha garantia vitalícia) enviou para a USR e em menos de 2 meses recebeu um modem ISA zerado em sua casa..

    Talvez valesse investigar, talvez até mesmo tentar contactá-los.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  13. Fabio,

    Mesmo que o modem tivesse uma garantia vitalícia eu não teria cara para cobrar garantia de algo que eu sei que foi (e visívelmente foi) danificado por um fator externo.

    ResponderExcluir
  14. Prezado Ryan,

    Há muito tempo sou apreciador de seu site e tenho muito apreço por você, embora nunca tenhamos sido apresentados.

    Li sobre o problema do seu modem, e me lembrei que tenho guardado um hardmodem USR 56K ( Antes de obter conexão ADSL era meu meio de conexão, mas já faz um bom tempo que ele está parado ).

    Se ainda lhe interessar, posso doa-lo para você, bastando para tal que você pague o frete. Moro em Fortaleza/CE.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Fabio,

    Por favor entre em contato pelo email jeff(arroba)ryan.com.br

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.