-->

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Mais uma vantagem para o HD DVD: já foi hackeado!

Eu já tinha ficado sabendo que em meados do mês passado um hacker havia anunciado um meio de contornar a proteção em um disco HD DVD e fazer uma cópia, mais ou menos como é feito hoje nos DVDs (em resultado, não em processo), mas na época ainda havia dúvidas sobre se era real, se o processo podia ser repetido com outros discos, etc. Além disso o processo todo era por linha de comando (uso, quando necessário, mas prefiro GUIs) .

Hoje de manhã eu descobri que já existe até site especializado com a lista das "chaves" (uma "senha" que existe em cada disco) já descobertas (só no site, 130), que novas chaves estão sendo descobertas em ritmo acelerado e que uma versão gráfica do programa já está disponível para ajudar quem não se sente à vontade com linhas de comando. Já tem muita gente usando isso para poder assistir a cópias de seus filmes legalmente adquiridos em aparelhos de TV ou projetores HD sem suporte a HDCP.

Nota 1: O hack também serve com blu-ray, mas por algum motivo só as chaves HD DVD estão sendo divulgadas.

Nota 2: A importância desse hack, fora do âmbito da pirataria, é que não importa o quão caro custou a sua novíssima HDTV (ou projetor), se ela não tiver suporte a HDCP (e muitas foram fabricadas sem esse suporte), você não vai poder assistir conteúdo HD em alta resolução nela, porque a qualidade será propositalmente reduzida pela proteção. Nesse caso, com uma cópia hackeada você efetivamente consegue fazer o que o original não faz: tirar o justo proveito daquilo pelo qual você pagou. O outro único modo conhecido de se fazer isso era por meio do aparentemente ilegal (mas não é, para desgosto dos estúdios) "DVI amplifier", que elimina a proteção HDCP no processo de conversão HDMI->DVI. Custa caro, mas está sendo comercializado em versões aprimoradas.
Editado: Os estúdios conseguiram barrar a venda do aparelho desprotegido e agora a nova versão só funciona se o display tiver suporte a HDCP. Parece que só restou mesmo o "hack".

Nota 3: Eu não tenho nada contra o blu-ray a não ser a infinita arrogância da Sony (e nesse caso a Microsoft não é nada melhor) e o fato que um HD DVD player também lê DVDs (coisa que os players híbridos blu-ray/HD DVD provavelmente também serão capazes de fazer. Então no fim das contas não faz muita diferença para mim quem vence essa disputa.

2 comentários:

  1. Olá Jefferson,
    talvez esta notícia o agrade: http://www.hdtvblogger.com/2007/02/13/anydvd-hd-beta-is-out-and-it-works/

    se você lembra do AnyDVD, vai ficar feliz em saber que a versão para HDDVD e BluRay já está em beta.

    Abraço,

    Silmar

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.