-->

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

config_list_failed - STOP:0x00000073

Me deparei com esse erro ao tentar rodar a instalação XP no mesmo notebook que instalei o Vista e o Linux. Como o XP era perfeitamente estável nesta máquina (assim como em todas as minhas máquinas), e eu mal conseguira fazer alguma coisa no Vista, desconfiei imediatamente do Linux, que além de ser o que eu estava usando, dera três crashes de ontem para hoje.

Mas, refletindo melhor, achei pouco provável. O Linux mal me deixa escrever em sua própria partição, porque iria fuçar dentro da partição Windows?

Mas por que o Vista faria isso, se o XP ainda estava funcionando depois de sua instalação?

Depois de uma pesquisa, descobri que a culpa foi minha!

A página da MS sobre isso tem uma tradução automática ridícula, que eu não consegui entender. Esta outra página, de terceiros, tinha uma explicação compreensível: o meu código específico acusava falta de espaço em disco.

Até esse momento eu ainda estava culpando o Vista. Achei que ele tinha se perdido em algum lugar e talvez criado o seu arquivo de swap na partição errada. Dei boot pelo Vista e numa rápida inspeção do drive C o problema ficou claro: quando eu estava testando a execução de vídeos no Linux, precisei copiar via rede minha pasta de testes para a partição Windows, porque não conseguia gravar na partição Linux (as restrições do Linux ainda estão me dando uma surra) , nem na partição Vista (o SUSE não escreve em partição NTFS) e o Linux dava erros esquisitos na execução via rede. Só sobrou a partição XP e foi lá que soltei os arquivos. Isso entupiu a partição e provocou a parada do XP. Bastou apagar a pasta e o XP entrou sem problemas.

O mais vergonhoso é que eu sabia que a cópia dos arquivos havia sido abortada no meio porque acabara o espaço. E esqueci completamente disso de um dia para o outro.

11/09/09: Me deparei com o problema de novo. Dessa vez foi o Windows update que havia lotado a partição de sistema de um cliente.

2 comentários:

  1. Não utilizo o suse, mas você pode escrever em partições NTFS utilizando ntfs3g.

    http://www.guiadohardware.net/dicas/ntfs3g.html

    ResponderExcluir
  2. isso NTFS 3G aqui funfa que é uma beleza.. Uso Fedora 6...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.