-->

sábado, 27 de janeiro de 2007

Um "mtktool" para o TREO650

Na verdade, é mais uma mistura de mtktool com mtkremaker.

Nota: Neste texto eu chamo de "RAM" a área onde o usuário do TREO pode colocar seus próprios programas e de "ROM" a área onde estão os programas que já vem com o TREO. Isso não está tecnicamente correto, por vários motivos, mas é como a maioria dos usuários de TREO se refere a essas áreas e simplifica bastante a explicação que vou dar. Em outro dia esclarecerei isso.

Eu estava fazendo uma pesquisa sobre o firmware do meu smartphone (parte de uma pesquisa maior de um texto que ainda não publiquei) , quando esbarrei por acaso em algo que pode me fazer olhar para o meu TREO650 com outros olhos.

O procedimento oficial de upgrade do firmware do TREO650 sempre foi complicado e assustador. Complicado porque você precisa de uma quantidade obscena de ram livre no aparelho para iniciar o processo (praticamente tem que apagar tudo o que instalou no aparelho) e assustador porque a PALM deixa bem claro que se algo der errado o aparelho vai virar um caríssimo peso de papéis.

Pelo que pude apurar até agora, o freeware TREO650 ROMtool elimina esses problemas. É 100% seguro e descomplicado. Como de costume, foi criado por um hacker e não pela própria Palm.

Com o ROMTOOL você pode:
  • Fazer backup do firmware;
  • Fazer downgrade do firmware;
  • Trocar o firmware sem precisar de RAM livre;
  • Experimentar firmware de outras operadoras (Sprint, Roger, Cingular);
  • Experimentar firmware customizado;
  • Apagar programas da ROM que não interessam. Por exemplo, eu não faço nenhum uso dos programas relacionados à Internet (Blazer, Versamail) e do limitado RealPlayer;
  • Instalar programas na ROM, que ficarão assim protegidos de apagamento em um Hard Reset;
  • Reduzir o tamanho da ROM (existe um limite), aumentando o espaço livre na RAM;
  • etc..
Com o ROMTOOL você não pode:
  • Desbloquear o TREO;
  • Usar em outros aparelhos que não sejam o TREO650;

Vantagens de se apagar os programas da ROM

  • Você pode substituí-los por outros programas que você realmente usa e estes sempre estarão disponíveis mesmo em caso de Hard Reset. Isso é especialmente interessante caso você tenha instalado (ou deseje instalar) fat32.prc, o pequeno hack que dá ao TREO650 a capacidade de acessar cartões SD de 4GB e que reportadamente melhora o desempenho do TCPMP e da exibição de imagens (supostamente por aumentar a velocidade de acesso ao cartão). É importante frisar que nem todo programa funciona bem (se chegar a funcionar) quando é instalado na ROM;
  • O espaço liberado na ROM é automaticamente usado por algo chamado "dbcache". Li mais de uma afirmação de que um dbcache maior aumenta a velocidade do TREO e reduz (quando não elimina) a praga dos resets espontâneos do aparelho

Para chegar à conclusão de que o programa é mesmo confiável eu passei algumas horas ontem lendo as 51 páginas deste tópico de mytreo.net. Lá pela metade já fica claro que o procedimento é 100% seguro. Eu parei de ler o tópico lá pela página 41, de saco cheio com as pessoas que por preguiça de ler estavam entulhando o tópico com questões repetidas que já haviam sido claramente respondidas. O tópico foi bloqueado na página 51 justamente por causa disso.

Eu ainda não testei o procedimento, porque estou tendo problemas para reaver meu cabo de Hotsync (como diz aquele velho provérbio chinês: "tem amigo safado quem pode") e o processo não pode ser feito sem ele. Mas é a primeira coisa que eu vou fazer ao tê-lo de volta.

O resultado será postado aqui no blog. Quem sabe até sai um tutorial.

8 comentários:

  1. Uma vez precisei desbloquear um Treo 650 e quase botei o coração pra fora, pois precisava pegar uma versão antiga do firmware, uma especie de adicional crakeado ou sei lá , foi algo assim, mas deu tudo certo. Enfim, uma boa opção esse programa, mas ele recupera Treo´s 650 mortos ?

    ResponderExcluir
  2. Deveria poder, mas isso ainda não está claro. Eu li muito sobre o programa e ainda não vi nenhuma afirmação categórica de que um TREO650 morto em uma tentativa de upgrade feita por outros métodos poderia ser recuperado pelo ROMTOOL. Pelo contrário: eu li uma insinuação de que não dá.

    A lógica me diz que deveria. Precisamos encontrar alguém com um TREO650 morto para testar :)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/2/07 23:41

    Cara, acompanho seu site faz um tempão, desde o tempo do primeiro DVD com Divx da Philips, também tenho a caixa acústica da Cambridge e também um TREO 650, outra coincidência é que minha patroa é de Recife, sua cidade.
    Vou dar uma verificada no TREO650 ROMtool para tirar o Real Player que não serve de nada mesmo...Sucesso e bom carnaval!
    Nagib Natal-RN

    ResponderExcluir
  4. Jefferson, será que existe um tool desses para atualizar a ROm do Palm TX?
    grato.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/5/08 17:42

    Caro Jeferson, só descobri agora seu blog. Baixei o Rom Tool, só que não entendi coo faze-lo funcionar. Será que você poderia me dar uma explicação? Desde já agradeço sua atenção.
    Mauro

    ResponderExcluir
  6. Mauro,

    Eu ainda não fiz o procedimento porque quando eu consegui de volta o meu cabo de Hotsync já havia perdido o interesse. Lamento não poder ajudar mas agora eu já tenho uma fila enorme de pendências.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo, eu não entendo porque copiando os dados de um treo 650 desbloqueado, nao daria para desbloquear o meu?
    Até agora todos os intentos não deram certo, só fica alternativa de pagar.
    Grato Fernando

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.