-->

sábado, 30 de dezembro de 2006

Nunca foi tão fácil ter um notebook

Não é só o preço das TVs de plasma, dos DVD players e gravadores de DVD que está caindo vertiginosamente. O preço dos notebooks, embora ainda esteja em patamares altos, já é muito melhor do que há anos.

Quando comprei o meu HP Pavillion ZE5375US (P4 2.4GHz, 40GB, 512MB, Wi-Fi, DVD), tive que desembolsar R$4850 à vista para um "importador" local, que embora tenha me dado nota fiscal me entregou o aparelho do jeito típico do importabandista: em saco bolha. Eu não podia reclamar, já que foi o preço mais barato de Recife na ocasião.

Esta semana encontrei o Pavilion ZE2410 por R$2499 no Extra da Benfica. E ainda dava para comprar po R$2299 no Shoptime.

Hoje encontrei um notebook da Positivo que vem com Linux por R$1989 (ou foram R$1899?) no Hiper de Casa Forte. É uma opção a considerar, mas mesmo que fosse um micro "de marca" eu não poderia comprar, porque preciso do Windows e sai mais barato comprar o notebook já com ele do que pagar uma cópia original avulsa.

A Dell também oferece em seu site máquinas equivalentes, que você mesmo "monta" online, por preços entre R$2200 e R$2500. E a garantia "on site" Dell é espantosa.

Até bem pouco tempo, o mínimo que você pagava por um notebook no Brasil era sempre um valor bem mais elevado. Com o passar do tempo você podia comprar uma máquina mais poderosa e com mais recursos, mas o "piso" era o mesmo, mesmo que você não precisasse daqueles GHz todos.

Hoje você realmente compra uma máquina melhor e pela metade do preço de 4 anos atrás.

Eu não estou precisando de um notebook. O meu ainda me atende da mesma forma que atendia há 4 anos. Mas um serviço contratado com um cliente esta semana inclui a entrega de um notebook no pacote, por isso estou pesquisando opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.