-->

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

DVP5100 - Estranho problema no áudio

Eu detectei esse problema ontem acidentalmente. Geralmente nos meus testes de vídeo, o áudio fica desligado, por isso nunca notei o estranho problema que o meu arquivo padrão para teste de QPEL provocava no áudio em alguns firmwares.

O sintoma é que o áudio fica embraralhado, como se parte dele estivesse numa velocidade muito mais alta. Ainda é possível entender a música ou diálogo, mas fica muito desagradável. Afeta tanto a saída digital quanto a analógica.

Esse é um problema raro, que até agora ocorre apenas com um de meus arquivos e que não pude reproduzir em outros aparelhos nem consegui criar um outro arquivo que apresentasse o mesmo problema. Por isso não creio que seja motivo de preocupação. Estou deixando o alerta aqui para que caso ocorra com outra pessoa ela saiba que o problema pode sumir trocando o firmware.

Para quem quiser testar, o arquivo problemático está disponível no e-mule no seguinte link
Estou disponibilizando o link por acreditar que, sendo um videoclip, tem o objetivo de promover a banda. Não considero ilegal, mas se alguém demonstrar que as gravadoras pensam o oposto, removerei o link.

O problema afeta os firmwares
  • Jmaraujo 1.1
  • Jmaraujo 1.04b
  • Jmaraujo 1.03b
  • Jmaraujo 1.0
E não afeta
  • Umbanda 5.1rc1 (leia mais adiante)
  • Umbanda 5.0
  • Umbanda 4.1
  • Umbanda 3.1

Podem existir outras versões afetadas, porque não testei todas.

O problema pode ser provocado por um fator externo ao firmware que não consegui determinar.O problema também ocorria com o Umbanda 5.1rc1, mas depois de instalar e desinstalar firmware várias vezes, agora todas as vezes que eu coloco o Umbanda 5.1rc1 no aparelho, o problema não se manifesta mais, ocorrendo exclusivamente com os firmwares Jmaraujo, que também criam o mesmo problema em outro aparelho.

4 comentários:

  1. Olá, Jefferson! Quero agradecer o seu review do meu firmware. Os seus métodos de testes completos permitem achar falhas que eu geralmente não percebo, e que eu sempre tenho em conta para tratar de corregir estes erros... (Sem contar o fato do meu firmware estiver usando a base do seu firwmare extraído v0E.0A)
    Enquanto ao erro do som, vou fazer o download do arquivo e testar para tratar de encontrar o motivo do erro (seja no firmware ou de compatibilidade no arquivo).
    Por enquanto posso sugerir que é possivel que o erro de audio seja um problema de interleaving. (Aunque em esse caso o arquivo devería falhar com todos os firmwares...)
    Os reprodutores Mediatek precisam ter um "interleave" de 1 videoframe (as pistas de audio e video dentro do contenedor avi tem que estar intercaladas cada um frame). O GSpot é capaz de senhalar o interleaving do audio de uma arquivo avi.
    (Se o interleaving for XX segundos (X,X video frames) quase com certeza o arquivo vai dar problemas. Se dizer 1 vidframe (XX segundos) então nao haverá problemas de audio).
    Na seguinte página a DivX diz o texto a continuação:
    "Os aparelhos Certificados DivX requerem que o audio seja intercalado a cada frame para a melhor experiencia de playback possivel".
    Bem, por agora é a única coisa que eu percebo possa ser o problema (em caso de que não seja um problema de firmware).

    Saudações e Feliz Natal!!!
    jmaraujo

    ResponderExcluir
  2. Jmaraujo,

    Obrigado pela informação. Vou acrescentar isso ao meu protocolo de testes e, se eu souber como, ao meu programa CompatChecker.

    Eu chequei o arquivo com o GSPOT v2.5b6 e ele acusa "1 vid frame". Logo parece que não é esse o problema.

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de tirar uma dúvida.

    Eu tenho o mesmo aparelho da Philco o DVP-5100....coloquei o codigo para o desbloqueio e consegui assistir alguns dvd importados que havia comprado, até ai tudo blz!

    Depois de várias semanas, hj peguei para assistir um filme, quando liguei o aparelho...estava completamente sem AUDIO!

    Sabe me dizer o que é?

    Grato,

    ResponderExcluir
  4. Samir,

    Este post e todo o meu site é sobre o Philips (não Philco) DVP5100.

    Se seu aparelho é um Philips (ou qualquer outro) pode ser muita coisa, de defeito a configuração de áudio mexida.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.