-->

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Mtktool: nova versão e surpresas com cabo USB

Eu não sei há quanto tempo está disponível, porque até hoje eu vinha usando a versão 1.31, que ainda é a disponível no site do Mabreaker, mas acabei esbarrando ontem na versão 2.35 do mtktool, que tem algumas diferenças importantes:

  1. Suporta até COM5;
  2. Suporta as CPUs MT8105 e MT8205 além do já indispensável suporte a MT1389;
  3. Novas opções, incluindo a misteriosa "USB to Uart Bridge Controller";

Das três novidades, a mais importante é a "2" e você saberá o motivo no meu próximo post.

Eu testei a nova versão com um cabo de celular USB e minhas impressões foram mistas:

Pontos positivos:
  • Não tive mais os erros de tela azul no XP que eu tinha antes, mas pode ser porque eu estou usando um cabo e um driver diferentes;
  • Ativando a opção "USB to Uart Bridge Controller" eu estou conseguindo gravar o firmware em apenas três minutos, contra os 20-30 minutos "normais" de quando se usa um cabo USB

Pontos negativos ou suspeitos:

  • Ao terminar a gravação com a opção "USB to Uart Bridge Controller" checada, o mtktool retorna um checksum preocupante: "0000". Porém o firmware parece ter sido gravado normalmente e o aparelho parece funcionar de acordo;
  • Ao fazer uma leitura, o arquivo resultante fica com apenas 1MB, contra os 2MB normais da versão 1.31. Isso pode ser um aperfeiçoamento, já que o mtktool gerava arquivos realmente maiores que o necessário, mas o mtkremaker 0.2 acusa "Unknown Exception While seeking firmware" quando eu tento abrir qualquer desses arquivos;

Conclusão até agora: Se você está com um aparelho morto e só consegue encontrar os cabos USB, o mtktool 2.35 pode ser de ajuda, porque pelo menos bota o aparelho para funcionar (depois você confirma a instalação por CD). Mas não use para salvar firmware original nem fazer qualquer outra operação importante via USB;

Você pode baixar o mtktool 2.35 na minha pasta 4shared

Na pasta eu também coloquei o driver que usei no meu cabo. Porém esse driver só funciona com cabos baseados no chip Silabs CP2101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.