-->

terça-feira, 21 de novembro de 2006

É assim que se combate a pirataria

A Fox anunciou que vai passar a vender DVDs na China por cerca de US$3 (o dobro do que custa um DVD pirata por lá), seguindo o anúncio da Time Warner, que anunciou a mesma coisa, só que a um preço de apenas (vejam só) US$1.25.

E não se trata de filmes velhos, que é só o que nós conseguimos comprar aqui no Brasil por um preço razoável. Eles vão vender por esse preço os filmes que acabaram de sair nos cinemas, justamente para ganhar a corrida contra os piratas.

Por esse preço eu compraria até mais de uma cópia do mesmo filme. O mercado de locação ia pro espaço e ninguém mais pegaria filmes emprestado com os amigos, porque poderia comprar os seus próprios. US$3 é um pouco mais do que a SMS de Recife (R$5) e mais barato do que a Blockbuster (R$7) cobram por uma locação de lançamento!

É claro que prefiro esperar para locar por R$1 (filmes catálogo) na locadora do meu bairro.

Já estou prevendo que esses filmes terão apenas legenda em chinês e virá um aviso dizendo que sua venda é ilegal fora da China. Mas mesmo assim serão vendidos "aos contâiners" fora de lá, desde que o áudio não seja também em Chinês. Afinal, com um mercado imenso como o Chinês, como os estúdios vão saber se os discos estão indo parar nas casas dos consumidores chineses mesmo?

[Adendo] Eu imagino que os estúdios vão acabar criminalizando a posse de uma dessas cópias chinesas fora da China (não será diferente de possuir uma cópia pirata). Eu ainda me lembro de quando (há mais de oito anos) a Microsoft declarou ilegal o uso na Inglaterra de cópias do Windows compradas (legalmente) nos Estados Unidos. A versão inglesa era tão mais cara que a versão americana que surgiu um mercado na Inglaterra especializado em importar cópias americanas e vendê-las lá. Eu acho justo que uma cópia importada não tenha direito a suporte local, mas ser declarada ilegal é um abuso. Essa é uma das facetas da MS que me faz ficar com um olho no desenvolvimento do Linux.

As leis de direitos autorais costumam permitir abusos desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.