-->

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Philips DVP3040K - A Philips vendendo gato por lebre?

Isto já é notícia velha, mas como eu nunca abordei-a diretamente aqui e ainda há gente que não sabe, acho melhor deixar o alerta explícito: não compre o Philips DVP3040K achando que vai ter a mesma facilidade de upgrade do firmware que existe com o Philips DVP5100K. A Philips, num movimento sem lógica alguma e até "enganoso", colocou no mercado dois lotes de DVP3040K completamente diferentes.

Um é baseado em chipset Mediatek, tornando-o "hackeável" com a possibilidade da melhoria das legendas DivX (fácil) e da inclusão do suporte à exibição de nomes longos (um pouco mais difícil, mas ainda possível).

O outro, é baseado em chipset Zoran Vaddis, assim como os aparelhos da Samsung. Esse chipset nunca foi hackeado e se você comprar um aparelho baseado nele vai ter que se conformar com o que a fábrica (no caso, a Philips) achar adequado.

Na minha opinião, quem compra um DVP3040K por achar que tem o chipset Mediatek e recebe um com chipset Zoran, pode processar a Philips e receber o dinheiro de volta. Afinal, é um absurdo que você compre um exato modelo de aparelho baseado em uma recomendação de amigo ou análise publicada e receba um aparelho funcionalmente diferente, que só é igual por fora. Simplesmente não faz sentido um esquema de "modelos" quando um mesmo modelo tem aparelhos completamente diferentes.

20 comentários:

  1. Oi Ryan bleza....sou o drms do forum pcs e vi seu post la e o link dessa mensagem.

    ja tem como saber qual é o chip do dvp-3040/78 é só entrar no menu e digitar 1379 , se der certo e aparecer o firmware seu chip é mediatek se não é zoran, confirme voltando a tela inicial e abrindo a gaveta e digite 9966

    post 6

    http://board.softpedia.com/index.php?showtopic=4058

    ResponderExcluir
  2. Há alguma maneira de identificar se o
    meu aparelho 3040k é Zoran ou Mediatek sem abrir o aparelho?

    Acho que o meu é Zoran :(

    Todavia, nunca vi firmware pra 3040k, nem Mediatek por aí.

    ResponderExcluir
  3. Ao primeiro anônimo:

    Obrigado pelo comentário, mas eu já sabia como fazer essa identificação. Ainda existem os modos pelo número de série (que parece não ser muito eficaz) e pela aparência dos menus (que são completamente diferentes entre Zoran e Mediatek).

    ResponderExcluir
  4. Ao segundo anônimo:

    Faça o que o primeiro sugeriu e você poderá identificar o chipset do seu.

    E já existe update oficial sim:
    http://www.p4c.philips.com/files/d/dvp3040k_78/dvp3040k_78_fus_eng.zip

    O arquivo .bin é para os aparelhos Mediatek e o .img é para aparelhos Zoran.

    Informações aqui:
    http://www.p4c.philips.com/files/d/dvp3040k_78/dvp3040k_78_fur_eng.pdf

    ResponderExcluir
  5. Puxa interessante isso q a philips esta fazendo, será q ela naum percebe q as pessoas q atualizam os firmwares de seus DVDs saum para q fiquem melhores ? Bem q eles poderiam ver como ficou bom no exemplo do 5100k, e jah lançarem os proximos com as melhorias feitas, legendas com melhor vizibilidade e menus melhores, ah e por acaso alguem sabe se jah tem atualização de firmware pro 3355/BK tb dah philips, eh q comprei ele, muito bom por sinal na gravação e reprodução de DivX, mas ainda tem o q melhorar, obrigado

    ResponderExcluir
  6. Eduardo - Pessoal, nessa página aqui já saiu o primeiro firmware mod pro 3140k. Apliquei e funcionou bem. Corrigiu o problema das fontes, e atualizou o layout do filebrowser.

    Tá na versão 1.0 ainda, mas já vale a pena. O link pra baixar tá nesse fórum aí:

    http://s3.phpbbforfree.com/forums/dvp5100-forum-21.html

    ResponderExcluir
  7. Você não teria um link fora do fórum? Não dá para entrar nesse fórum sem se registrar e não sou fã dessa idéia.

    ResponderExcluir
  8. Caro Jefferson,

    pelos testes apontados pude constatar que meu chip é mediatek. Segui suas orientações e baixei a atualização do firmware. Conforme vc disse eu devo copiar o arquivo .bin (para chip mediatek).

    Minha dúvida é, devo copiar tb o arquivo .ver que vem junto na pasta?

    Obrigado

    Camilo Torquato

    ResponderExcluir
  9. Camilo,

    O chipset Mediatek ignora qualquer outro arquivo que esteja no CD na hora que encontra um .bin. Tanto faz se você colocar o .ver ou não, mas ele não é necessário.

    ResponderExcluir
  10. Caro Jefferson,

    muito obrigado pela dica e parabéns pelo site. É muito útil a todos.

    Valeu!

    Camilo

    ResponderExcluir
  11. Eduardo - Segue o link direto pro firmware mod pro 3140k. Já estou usando em casa tranquilamente. Corrige as legendas (há 4 versões pra vc escolher,melhora muito o visual dos menus e corrige o problema de suporte a packed bitstream, que ocorre em todos os 3140k.

    http://rapidshare.de/files/34225092/Acheron_3040_v1.0.zip.html

    ResponderExcluir
  12. Olá... Pelo que eu entendi no site esse firmware nao funciona no player com serial xx2Bxxxxx e o meu é justo esse é isso mesmo?
    No meu player rodou tudo certinho so que a legenda é muito pequena..
    O meu é o 3040k/55

    BE version DVP3040k_55.23
    FE Version DC0.DV34.2b.22
    DSP Version DSP.01
    Region Code 0

    ResponderExcluir
  13. E o pior não é nada. Meu primo comprou pelo mercado livre um aparelho Philips 5100K e mandaram pra ele um 3040K, que mesmo fazendo a operação para ver o serial ele não mostra, e além disso, não aceita o firmware...

    ResponderExcluir
  14. Jefferson... Essa história de ser recomendado por amigo, mandar vir a lebre e quando chega, na verdade é um gato me lembrou uma coisa.

    Meu pai queria que a saída S-Video da placa de vídeo dele fosse PAL-M. A TV velha dele (no quarto) não pega NTSC. Apesar de que a TV mais usada é a da sala, que pega NTSC.

    Um amigo nosso comprou uma Radeon 9250, da ATI. Fomos lá ver e tinha PAL-M! 128 MB e tal... Legal, mandamos vir uma igualzinha.

    Chegou aqui: ATI Radeon 9250, 128 MB. Só que a caixa era diferente. Estranhamos, mas nada a ver ("mudaram a caixa", pensamos)... Quando instalei a placa no PC, fomos mudar o sistema de cor e pra nossa supresa não tinha PAL-M!!!

    Meu pai se sentiu profundamente f*****.

    Pior que dá uma raiva mesmo.

    (comentei só pra compartilhar a história mesmo... hehehe)

    ResponderExcluir
  15. o arquivo do firmware para o 3040k/Mediatek não está mais neste local
    http://rapidshare.de/files/34225092/Acheron_3040_v1.0.zip.html

    Se alguém puder me disponiblizar o firmware de outra forma, poste como.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Bom comprei um DVP3040K e infelizmente é um Zoran. Estou tendo problemas quando rodo um XviD (nunca tentei DivX), e o filme pára do nada e volta ao menu. As vezes é possível avançar até um pouco depois de onde o filme parou e continuar assistindo. Já testei com um filme sem PB, sem GMC e sem QPEL acontesse o mesmo. A única solução que pensei seria transformar o filme para DivX, mas isso é chato e demorado (solução não testada!).

    Vou ficar no aguardo de algum firmware oficial ou não que faça os filmes rodarem perfeitamente.
    Já saiu um firmware da propria Philips mas pelo que li nos foruns por aí ele piora o desempenho do aparelho.

    Não tenho nada a reclamar da imagem que me pareceu perfeita e olha que sou chato com isso, ficou melhor que a conexão que faço direta com o computador pela placa de vídeo. Aqueles quadrados que aparecem principalmente numa imagem bem escura ficaram bem melhor no player de mesa.

    O som também achei perfeito, mas ainda num testei um AC3 de 6 canais. A legenda realmente deixou a desejar. A letra é branca e peguena e tem uma caixa preta opaca ao redor.

    Caso alguém tenha alguma outra sugestão sobre com resolver o problema dos travamentos posta aí.

    ResponderExcluir
  17. Esta semana 28/3/07 pude ver dois tipos de 3040/55 e /78, aqui em bh/MG e notei; que os made Brasil eram "zoran",e , os made in china, "mediatek".

    ResponderExcluir
  18. Eu nem sabia que a Philips fabricava DVD players no Brasil.

    ResponderExcluir
  19. Cara
    vcs falaram tanto do DVP3040K/78 Zoran que comprei sem pesquisar e depois fui olhar na internet
    fiquei ate com medo de rodar o primeiro dvd pensando que ele ia esplodir... Mas cara ele rodou tudo
    apenas 1 filme que ficou sem audio
    o resto tudo certinho e a versao do meu é mais nova olhai

    BE VERSION: DVP3040K_55.48
    FE VERSION: DC0.DV34.2B.31
    DSP VERSION: DSP.01
    REGION CODE: 0

    ResponderExcluir
  20. ola amigo, como o cid acima comentou, o meu aparelho é identico o dele, e é 3040k/78 , a legenda aparece branca e pequena tb, com uma mancha negra em volta, tenho um vilme x-vid o virgem de 40 anos, ele roda por tres, quatro minutos , depois volta no menu principal ou trava o filme e reinicia o filme do começo... meu tio tem um 3040k , o dele é midiatek eu acredito q o meu seja zoran , as informaçoes dele no menu, sao identicas as que o cid , no post acima colocou.... nao sei o q faço.. gostaria de um firmware, se puderem me ajudar, ficaria agradecido, pois o aparelho tem 3 dias de uso...Brunogts barra bonita-sp

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.