-->

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Perca todos os seus compromissos!

Lose Your Marbles é um daqueles jogos que parecem "infantis" que você decide testar porque não tem nada mais interessante para fazer e acaba por perder uma tarde inteira tentando (às vezes sem sucesso) vencer o computador.

O jogo de certa forma se parece com o Tetris, mas a semelhança é só de gênero. O objetivo é alinhar de três a cinco bolinhas de gude de uma mesma cor na linha horizontal no centro da tela. Perde quem não conseguir mais mover suas bolinhas.

Cada vez que um conjunto de bolinhas é alinhado, elas desaparecem do seu "tabuleiro" e algumas bolinhas caem no tabuleiro do adversário. Se você conseguir alinhar cinco bolinhas, seu adversário ganha um "bônus reverso" e vai ter que suar para se livrar de uma chuva de bolinhas (umas 15).

Não é tão fácil quanto parece. Como imediatamente ao alinhar três bolinhas elas já desaparecem, você tem que planejar seus movimentos e ser meticuloso se quiser alinhar cinco. Se seu adversário só estiver pensando em alinhar bolinhas de três em três, ganha quem simplesmente for mais rápido, mas o computador vai alinhar de cinco em cinco se tiver oportunidade e você logo, logo, não vai ter mais espaço para se mover, de tantas bolinhas que vai "ganhar".

Lose Your Marbles é um jogo que vale a pena manter no seu notebook se você tiver um. Ele pode fazer aquela espera (por um cliente, vôo, etc) bem menos desagradável e por ser antigo (foi criado pela SegaSoft em 1997) é pequeno e leve, funcionando bem até em máquinas modestas. Os sons e o visual do programa são muito bons. O atrito das bolinhas tem um som muito realista e as bolas "rolam" mesmo pela tela.

O programa faz parte do pacote Microsoft Plus! 98, mas também foi/é vendido separadamente. Antigamente existia a possibilidade de fazer o download de um demo, mas aparentemente isso foi proibido pela Segasoft ou pela Microsoft, porque não consegui encontrar nenhum site com o demo para baixar. Mesmo os que aparecem pelo google como tendo, não tem mais.

Roda também no Windows XP.

3 comentários:

  1. Bom dia à todos.

    Pra quem quiser aí está o link para baixar a versão demo do jogo.

    http://game.cnclubs.com/100%E4%B8%AAWindows%E5%B0%8F%E6%B8%B8%E6%88%8F/yz/

    ResponderExcluir
  2. Entao me fale onde estas pois procurei no link e nao achei?

    ResponderExcluir
  3. Jefferson, tu devia experimentar o tal do "Elf Bowling 7 17 The Last Insult". É um joguinho de boliche bem infantil também. Mas já perdi horas e até minha mulher joga isso de vez em quando.

    A parte boa é que depois que você zera a primeira vez, enjoa. Então o cabra perde só uns 5 dias.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.